Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Para que analisar?


Tudo que fazemos ou pensamos segue dois caminhos: o da aceitação ou da reflexão. Quando refletimos e refutamos, nos tornamos mais aptos a conhecer o que está ao nosso redor. A conduta humana é regida por dimensões cognitivas, afetivas e valorativas e essas devem estar em perfeita harmonia com o intuito de fazer das nossas ações as mais coerentes possíveis. Não obstante, uma dessas dimensões merece mais atenção por apresentar grande complexidade com relação ao processo de encontro da sua fonte: a dimensão cognitiva. Esta exige esforço e dedicação para que o indivíduo fundamente suas ações na sabedoria, enquanto que valores são adquiridos mais facilmente com o convívio social, por meio da moral, tratos sociais e religião, e a dimensão afetiva apresenta um caráter natural e inerente ao homem sendo aflorado por fatos e situações que despertem a exteriorização de suas emoções. Então, dentre os aspectos que conduzem as nossas ações, o cognitivo é muito relevante aliado aos de afetividade e valores, para que não sejamos frios e calculistas. A busca pelo conhecimento pode ser ilustrada por uma frase que certo dia ouvi e dizia mais ou menos assim: “O verdadeiro sábio não é aquele que possui o conhecimento, na verdade, é aquele que sabe onde encontrá-lo”. É com essa intenção que proponho esse blog, para buscarmos o conhecimento através da análise. E o principal: onde está a fonte de conhecimento? Ora, esta é tudo que nos rodeia, basta analisar e, como bem observou Immanuel Kant na Crítica da Razão Pura, ir além da aparência buscando o conteúdo, os componentes e as relações entre eles. Assim, podemos quebrar paradigmas e ver que o aprendizado pode acontecer tanto de forma empírica quanto de forma teórica, o que nos interessa é analisar e conhecer.

Igor Santana

2 comentários:

  1. Olá Igor,

    Primeiramente gostaria de te dar boas vindas no mundo do Blog! Espero que continue publicando artigos interessantes quanto este aqui!

    Infelizmente a maioria das pessoas atualmente perderam a vontade de pensar, analisar, criticar, enfim, de seguir o caminho da reflexão.

    Uma coisa é certa: A tv vem manipulando a cabeça das pessoas tornando-as eternamente submissas ao poder, pois só é divulgado na Tv o que os cabeças pensantes querem e não a realidade!

    Como diz uma música de Reggae da Banda Irmandade Brás Morra, "É justamente o que eles querem um povo fácil de domínio;
    Seduzidos pelos tais meios de comunicação ;
    que ao invés de dar cultura multiplicam a ignorância;
    pios o povo ignorante nunca faz revolução."

    Não sei se por motivos políticos, religiosos ou até da geografia (com a globalização).

    Um forte abraço do amigo Ronaldo Pereira Borges

    ResponderExcluir